Conta uma lenda que na Itália havia um tal de Enrique Porchelo. O "Dom Juan" beijava todas as mulheres da vila, inclusive as casadas. No dia 13 de abril de 1882, o padre local, injuriado, ofereceu pagar um prêmio em moedas de ouro às mulheres que não haviam ainda sido beijadas pelo homem. Nenhuma mulher apareceu para receber o prêmio. O padre morreu e o dinheiro continua por lá, em algum lugar.
A palavra beijo vem do latim, basium, e o ato de beijar possui relatos de sua existência desde 2.500 anos a.C., em desenhos nas paredes de templos na Índia. Na Antiguidade, gregos e romanos utilizavam muito o beijo como significado de reconhecimento entre as classes sociais.
E eu te beijava sem me dar conta de que não te dizia: Oh lábios de cereja!
Que grande romântica eras! Bebias vinagre às escondidas de tua avó. Toda te enfeitaste como um arbusto de primavera. E eu estava enamorado de outra. Vê que pena? De outra que escrevia um nome sobre a areia.
Federico García Lorca, in 'Poemas Esparsos' Tradução de Oscar Mendes
Queria que os beijos fossem como as cerejas, que quanto mais se come ,mais se tem vontade de comer e muitas vezes nem damos conta da quantidade imensa que comemos. Os beijos deviam ser dados assim , com sabor de eternidade.